sábado, 4 de janeiro de 2014

CONVIVÊNCIA



CONVIVÊNCIA
Já perceberam como está complicado conviver com os ‘outros’ atualmente?
Que coisa triste...
Vemos esta interação com certa apreensão, apesar de considerarmos os relacionamentos uma fonte valiosíssima de aprendizagem.
Um dos aspectos que mais se sobressaem na análise desta situação interativa: é muito comum ‘uns quererem ensinar aos outros’ como ser, como pensar, como agir, etc.
Mas parece que poucos, ou quase ninguém, quer realmente aprender através da relação com o outro. Por um lado isso não é propriamente ruim, pois o SH vai aprendendo por conta própria, através das suas experiências pessoais. Mas, por outro lado, o SH pode criar uma situação desconfortável para si mesmo, que pode levá-lo ao isolamento pelos outros.
Então, como viver na 1ª. situação e evitar a 2ª.?
Com treinamento.
Sabemos como os SH, em geral, não gostam desta proposta, pelo ‘esforço’ implicado.
Mas, sinto muito...
O processo da ‘reversão’ subentende o movimento de ‘ir e voltar’. Em outras palavras: o SH, na sua experiência 3DD, distanciou-se muito de SI mesmo, indo na direção do ‘outro’ (fazer o outro feliz, cuidar do outro, ajudar o outro, amar o outro, etc e etc.). A tal ponto que ele ‘perdeu de vista’ o SI mesmo!
Deu no que deu...
Agora é preciso reverter o processo. E, se possível, conseguir o equilíbrio no meio do caminho, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...
O ‘SI mesmo’ foi muito esquecido, deixado de lado, por muitos milênios, devido à confusão intencional que muitas instituições oficiais fizeram, ao confundi-lo com o ego/personalidade. Confusão intencional que já dura muito, muito tempo...
Em algum período do nosso passado pré-histórico era vital para a sobrevivência da espécie, a convivência grupal, a ‘convivência com os outros’. E assim foi sendo...foi sendo...e ficou sendo. Tornou-se uma regra (com características de dogma religioso) que foi se ‘sofisticando’ ao longo do tempo: você tem quê viver em grupo, tem quê conviver com os outros, ser altruísta, porque senão você vai virar um ‘bicho-do-mato’, um egoísta que ninguém suporta. E esta regra ‘sofisticadíssima’ (é um sofisma) nunca foi seriamente questionada.
Até AGORA.
E porque hoje ela é questionada por muitos?
Sabe por quê? Porque o SH ficou ‘perdido no meio dos outros’. Ele está perdido. Assim como ‘os outros’. O SH cansou de tanto esforço despendido na direção do ‘amor ao próximo’ (que me perdoe o meu amado amigo Jesus) que já anda ‘morrendo de saudade de SI mesmo’.
Isso não era para acontecer do jeito que está acontecendo, mas houve tanto desvio-de-rota na historia da Humanidade...(mas isso já é uma outra história...)
Enfim, alguém precisa tomar uma atitude...para que todos se encontrem conSIgo mesmos novamente! Como era no Inicio...
Palavras simples e finais: deixe de se esforçar tanto para bem conviver com os outros, e se empenhe mais para conviver melhor CONSIGO MESMO!
Treine.
E veja o resultado na sua convivência com o outro...
Anthar

Nenhum comentário:

Postar um comentário