sexta-feira, 14 de maio de 2010

CHAVES PARA O DESPERTAR       

Por Leonard Jacobson
Publicado em 12 de maio de 2010

A chave mais fundamental para o despertar é se tornar mais presente em sua vida. Então você pode estar se amando e se aceitando incondicionalmente ao nível da personalidade. Isto inclui todas aquelas coisas que você gostaria de mudar em si mesmo. Ciúme, possessividade, controle, julgamento, desamparo, impotência, culpa, censura, incerteza, arrogância, expectativa, ressentimento, raiva, tristeza, frustração, dependência, só para citar alguns. Querer mudar qualquer uma destas qualidades em si mesmo é uma rejeição sutil delas, o que não é aceitação incondicional. Apenas identifique e reconheça todas estas qualidades, à medida que surgirem dentro de você. Reconheça todas estas coisas. Esteja disposto a aceitar que ao nível da mente e do ego, é isto que você se tornou. Quanto mais você reconhece e aceita, mais lhe será revelado. Quanto mais você estiver se amando e se aceitando deste modo, mais se tornará ancorado na vigilância e na Presença.

A segunda chave para o despertar é permitir as suas emoções a plena expressão. Há muitas emoções do passado que você reprimiu, por uma razão adequada. Mas elas queriam ser liberadas, assim é necessário encontrar uma oportunidade para liberar velhas emoções como a raiva e a tristeza. Uma vez liberadas, elas desaparecerão para sempre. E quando novas emoções surgirem, permita-lhes a expressão plena. Se estiver zangado, então gritem, berrem, ou batam em uma almofada. Se estiver triste, então chore. Mas é importante assumir total responsabilidade pelas suas reações emocionais. Ninguém deve ser culpado por elas. Elas estão vindo do seu passado que você está projetando na situação presente. Não expresse a sua raiva perante àquele que você acredita que lhe irritou. Apenas bata em uma almofada, imaginando ser alguém que o irritou. E se você estiver total e incondicionalmente amando e aceitando a sua raiva, ela lhe revelará os seus segredos.

A terceira chave para o despertar é a confissão. Isto nada tem a ver com a idéia Católica da confissão. Você não cometeu nenhum pecado que precise ser confessado a fim de que seja absolvido. Não há necessidade para o perdão. Se você confessar estas qualidades a alguém que absolutamente não faça julgamentos, e que esteja plenamente presente, isto lhe ajudará a reconhecer a qualidade que você está confessando.

Em sua confissão, você está dizendo: “Este sou eu. É quem eu me tornei. Eu sou possessivo e controlador.” Ou “Eu estou me culpando.” Ou “Eu sempre fico com raiva quando não faço do meu próprio modo.” Ou “Eu não me permitirei a ficar muito próximo às pessoas porque eu tenho medo de que poderia ser rejeitado.”

Ao confessá-lo e reconhecê-lo, isto é liberado. E você é liberado ao nível da Presença, onde nenhuma destas qualidades existe. Elas não podem existir porque não faz parte de sua verdadeira natureza. Elas existem somente ao nível da mente.

A quarta chave para o despertar é aceitar a plena responsabilidade por si mesmo. Isto o liberará do mundo da expectativa, do ressentimento, da censura e da culpa. Isto o levará à liberdade total.

A quinta chave para o despertar é deixar ir. Dance. Perca o controle.

Direitos Autorais – Leonard Jacobson
Para mais informações visite: http://leonardjacobson.com
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário