terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia de São Francisco

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS



MESTRE KUTHUMI





Uma das encarnações de Mestre Kuthumi foi Francesco Bernardone (1182 – 1226), filho de um mercador de tecidos muito rico, herdou a finura de espírito do pai e o romantismo da mãe. Teve uma juventude agitada e brilhante: participava dos torneios esportivos em Assis e sempre se destacava. Por volta dos 20 anos passou a interessar-se pela religião. Vai preso (foi o primeiro a questionar o capitalismo), fica doente, ocasião em que começa a ter visões. Ao sair da prisão doa todos os seus bens e começa a esmolar (certa ocasião um leproso lhe pede uma caridade e Francesco sente repugnância, mas vencendo o próprio sentimento, oferece a sua esmola e ainda beija-lhe a mão).





Envergonhado o Pai vai aconselhar-se com o Bispo que sugere exigir de volta todo o dinheiro que o filho havia dado aos pobres. Feito isso e não tendo mais nada, tira a roupa do corpo dizendo que era apenas o que possuía e que daí em diante não mais diria pai Bernardone e sim Pai Nosso que está no céu.





Alguns amigos o acompanharam nesse novo modo de vida, que foi o começo da Primeira Ordem Franciscana. Dois anos depois, uma jovem de nome Clara junto com algumas amigas também uniram-se a ele quando foi fundada a Segunda Ordem Franciscana ou Ordem das Clarissas. Tempos depois esse grupo possuía mais de 5 mil frades e também a Terceira Ordem Franciscana.





Jamais alguém se irmanou mais do que Francisco de Assis com o sol, a Lua, as Estrelas, as flores, os animais e pássaros, com os quais conversava. Foi dele a idéia de comemorar o Natal em torno do presépio.





Heloísa Lassálvia


 

RITUAL





- Acenda uma vela amarela.





- Visualize sobre a cabeça um cálice de luz dourada simbolizando a elevação da sua consciência aos planos superiores de luz.





- Faça seus pedidos, pedindo também que sejam abençoados com discernimento, sabedoria, compreensão, tolerância, passividade, generosidade, espírito de compreensão, humildade e fraternidade, que são as virtudes da Chama Dourada do 2º. Raio Cósmico de Mestre Kuthumi.





- Faça as orações abaixo, as quais foram escritas por São Francisco de Assis.



 
SENHOR,

Fazei de mim um instrumento de vossa paz !

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz !

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais.

Consolar, que ser consolado.

Compreender, que ser compreendido.

Amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

é morrendo, que se vive para a vida eterna !



 
SENHOR,

No silêncio deste dia que amanhece,

Venho pedir-Te a Paz, a Sabedoria, a Força.





Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente.

Ver além das aparências, teus filhos,

Como Tu mesmo os vê, e assim ... não ver senão o bem em cada um.





Cerra meus ouvidos de toda calúnia,

Guarda minha língua de toda a maldade.

Que só de bênçãos se encha meu espírito.





Que eu seja tão bondoso e alegre,

Que todos quantos se acheguem a mim,

Sintam a Tua Presença.





Reveste-me de Tua beleza, senhor,

E que no decurso deste dia,

Eu Te revele a todos.

BENÇÃOS PARA OS ANIMAIS





"Mede-se o grau de civilização de um povo pela forma como ele trata os animais."

Alexander Von Humboldt (1769-1859), naturalista alemão





ABENÇOADO SOIS VÓS, Ó DEUS

CRIADOR DE TODAS AS CRIATURAS VIVAS.





NO QUINTO E SEXTA DIA DA CRIAÇÃO

VÓS CRIASTES OS PEIXES NOS OCEANOS,

PÁSSAROS NO AR E ANIMAIS NA TERRA





VÓS INSPIRASTES SÃO FRANCISCO A CHAMAR TODOS OS ANIMAIS

DE SEUS IRMÃOS E IRMÃS

PEDIMOS QUE POSSAIS ABENÇOAR ESTE MEU AMIGO ANIMAL





PELO PODER DO VOSSO AMOR

FAZEI COM QUE ELE VIVA DE ACORDO COM VOSSO PLANO DIVINO.





QUE SEMPRE POSSAMOS LOUVAR -VOS,

POR TODA A BELEZA DA CRIAÇÃO





ABENÇOADO SOIS VÓS, NOSSO DEUS,

PRESENTE EM TODAS AS VOSSAS CRIATURAS !

AMÉN



 
Se o homem pensasse como os animais - (Autor desconhecido)

Se o homem pensasse como o pássaro...

festejaria cada amanhecer com uma linda canção.



Se o homem pensasse como o cavalo...

ultrapassaria os obstáculos com classe, firmeza e determinação.



Se o homem pensasse como o cão...

faria do amor uma constante troca de carinho, lealdade e fidelidade.



Se o homem pensasse como o gato...

teria calma e equilíbrio em qualquer dificuldade.



Se o homem pensasse como a abelha...

constataria que nada se constrói sozinho.



Se o homem pensasse como a formiga...

veria que trabalho e sucesso trilham o mesmo caminho.



Se o homem pensasse como a baleia...

veria a importância do poder da solidariedade.


Se o homem tivesse a pureza e a simplicidade de ser dos animais...

a paz mundial deixaria de ser um sonho para tornar-se uma realidade.

****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário